17 de maio de 2020

Professora Kezia Balbi - 7º

Aula - 18/05/2020

Produção Textual - 7º ano

  • Primeira parte da aula

Gabarito das atividades de interpretação e reflexão dos textos - (A borboleta e o casulo) e (A lição da borboleta)

Respostas: 

1- Sim. Os dois textos falam sobre o processo de transformação da lagarta em borboleta.
2- (x) concordo
Concorda-se pelo fato de o texto trazer informações sobre um assunto da biologia. Comprova-se isto pelos elementos próprios desta área: uso da linguagem científica (lepidóptero), explicação do processo de metamorfose e pela mensagem de alerta para preservação de uma espécie.
3- Metamorfose.
4- Não podemos interferir na metamorfose.
5- (x) concordo
O texto é uma crônica porque narra um fato do cotidiano, possível na realidade, ou seja, um homem observando um inseto e interferindo em suas ações. O texto é curto, com linguagem simples. Neste caso, trata-se de uma crônica reflexiva, aquela que tem a intenção de contar a história levando o leitor a refletir, conforme vemos no último parágrafo.
6- Decidiu ajudar porque parecia que a borboleta havia perdido as forças para continuar sozinha
7- O homem tinha a grande expectativa de que a borboleta voasse.
8- Não. A borboleta ficou rastejando, deformada, totalmente incapaz de voar.
9- Faltou paciência, pois ele poderia ter esperado mais; sabedoria, conhecimentos científicos, informação…
10- A força vem dos obstáculos que enfrentamos.
A sabedoria vem dos problemas que resolvemos.
A prosperidade vem do cérebro e músculos para trabalhar.
A coragem vem do perigo para superar.
O texto pretende mostrar que devemos enfrentar as dificuldades para nos tornarmos mais fortes, sem fugir ou buscar atalhos. Todo desafio é necessário para nosso crescimento e ajuda a nos transformar em pessoas melhores
  • Segunda parte da aula
Apresentação da produção textual - Aula do dia 04/05 - Utilizando a compreensão acerca das imagens expostas e do contexto mundial atual em que estamos vivendo, você redigiu uma redação utilizando as regras e orientações apresentadas em nossa aula. Vamos agora a apresentação dos textos e debate coletivo a cerca do assunto/tema desenvolvido. (Vídeo chamada com os alunos)



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Início do ano letivo

 EMAFS - 2022